Mentoplastia (cirurgia do queixo)

Mentoplastia (cirurgia do queixo)

O que é a cirurgia do queixo? Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

Mais que uma cirurgia estética: Cirurgia para reparar uma fissura de qualquer tipo é um procedimento individualizado que tem o propósito de, não só tratar a imperfeição, mas, também, de garantir que as estruturas orais tenham função e se desenvolvam normalmente. Reparação do lábio leporino, também chamada de queiloplastia, inclui a reconstrução de um aspecto mais normal, ou seja:• O fechamento da fenda resulta numa cicatriz localizada na estrutura normal do lábio superior,• Formação de um arco do cupido (a curva no centro do lábio superior),• Considerações sobre a distância adequada entre o lábio superior e o nariz.

Devido ao palato criar o assoalho da cavidade nasal, considerações sobre a reparação da fenda palatina englobam: Desenvolvimento, função, crescimento e fala normais, Melhor relação do palato com o canal auditivo e a audição, Desenvolvimento dos dentes e da mandíbula de forma alinhada. Onde a fenda também afeta a forma do nariz, procedimentos adicionais podem ser recomendados para: Atingir a simetria entre as narinas,Criar comprimento adequado da columela (tecido que separa as narinas), Aumentar o ângulo da ponta do nariz, para evitar uma ponta nasal achatada ou caída.

Quando operar? A hora de operar dependerá das circunstâncias individuais de seu filho. A reparação do lábio leporino é realizada quando a criança tem, pelo menos, 10 semanas de idade, 4,5kg de peso e hemoglobina (ou contagem de sangue) de pelo menos 10. Reparos da fenda palatina, geralmente, são feitos quando a criança é um pouco mais velha, de 9 a 18 meses de idade. A reparação da fissura pode ser postergada de forma a tratar outras patologias que podem por em risco a vida, tais como patologias cardíacas ou pulmonares.

Riscos e informações de segurança: • Opções disponíveis para fissura de lábio e/ou reparo da fenda palatina,• Prováveis resultados da cirurgia, riscos potenciais e complicações associadas ao procedimento,• O planejamento do tratamento.

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e o cirurgião plástico irá lhe explicar os benefícios, metas e riscos potenciais ou complicações. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento, as alternativas e os riscos mais prováveis ou potenciais complicações.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Mentoplastia_web

Tratamentos Cirúrgicos

Optar por uma cirurgia plástica envolve muitos aspectos, o mais importante deles é selecionar o cirurgião de sua confiança, o segundo, é estar bem informado sobre o procedimento que você deseja realizar. Aqui você irá encontrar muita informação de uma forma simples e prática para que a sua decisão seja tomada de forma correta e com extrema segurança.